SITUAÇÃO 1: Porque as girafas atualmente possuem o pescoço comprido?
Segundo a Teoria de Lamark, as girafas antigamente tinham o pescoço bem menor do que as girafas atuais, como elas só se alimentam de folhas das arvores, porém essas árvores eram altas e para poder se alimentar elas teriam que esticar o pescoço, com o objetivo de alcançar as folhas, então ele concluiu que por conta desse movimento constante de estiramento do pescoço teria causado um alongamento no pescoço das primeiras girafas e por isso seus descendentes teriam nascido com o pescoço mais longo, sendo assim até originar as demais girafas que vemos hoje com o pescoço longo.

Por sua vez Darwin pensou literalmente diferente de Lamark, Darwin viu a história de outro ponto de vista procurando deixar sua teoria mais clara, ele usou o seguinte argumento, existiam dois tipos de girafas, a especie de pescoço longo e de pescoço curto e como sabem que elas se alimentam das folhas das arvores havendo também as especies de arvores maiores e menores, a girafa que tinha o pescoço grande podia se alimentar das folhas das arvores grandes a qual alcançava e das arvores pequenas a qual podia se abaixar e se alimentar, já a girafa de pescoço curto não podia se alimentar das duas arvores, apenas da pequena. De tanto as girafas de pescoço longo e curto se alimentarem da arvore pequena acabou todas as arvores pequenas, e o que acontece com as girafas de pescoço curto que só se alimentavam de arvores pequenas? Elas acabariam morrendo e ficando extintas, sendo assim as únicas que sobreviveram foram as girafas de pescoço longo.

SITUAÇÃO 2: Explique a presença predominante de peixes cegos em lagos subterrâneos.
Lamarck acreditava na teoria do uso e desuso, quando um ser vivo deixava de utilizar determinado órgão ele ia se atrofiando assim como o contrário quando o indivíduo usava muito um órgão ele ia se aprimorando. Então para Lamarck o peixe que vivia numa lagoa escura não usava a visão ela se atrofiou até ele ficar cego.

Já Darwin acredita na teoria da evolução das espécies que é quando surge uma mutação aleatória que acaba beneficiando o animal em seu habitat e como ele passa a ter mais sucesso se reproduz mais e essa característica aos poucos passa ser predominante até formar uma nova espécie. Então no caso de Darwin surgiu um peixe cego que teve maior sucesso de adaptabilidade no lago escuro e assim se reproduziu com mais intensidade até que os peixes que não eram cegos por ter maior dificuldade de adaptabilidade no ambiente acabaram sendo extintos e os cegos permaneceram.

Nenhum comentário:
Postar um comentário