terça-feira, 26 de maio de 2015

Reino Vegetal


Nesta postagem veremos mais de perto o Reino Vegetal, e ele é constituído por três grupos, sendo eles; BIÓFITAS, PTERIDÓFITAS, GIMNOSPERMAS e ANGIOSPERMAS.

BIÓFITAS: São organismo autótrofos, são multicelulares, eucariontes e por fim pluricelulares, em ambientes úmidos tem fácil nível de desenvolvimento e com vantagem podem sobreviver em lugares que contem água e por conta disso tornam-se dependentes dela. A condução dos líquidos nas briófitas é feita pelo processo de difusão por célula.

                             


PTERIDÓFITAS: São plantas vasculares e não possuem sementes, possuem uma grande capacidade de se desenvolverem em meio a tronco de arvores, possuem caule chamados de rizoma a qual é muito parecido com raíz. A maior parte da espicie possuem reprodução sexuada, mas algumas podem se produzir assexuadamente através de brotamento, suas folhas quando são novas nascem enroladas e são dividas em folíolos.


                              

GIMNOSPERMAS: São plantas vasculares e espermatófitas que produzem sementes, são sementes que são formadas por ovário fechado, podem ser em árvores ou arbustos, e não produzem frutos.
São plantas lenhosas e comuns em regiões com clima frio e temperado, possuem folhas férteis, além do caule, raiz e flores.

                                      


ANGIOSPERMAS: São plantas que possuem sementes e são protegidas por frutos e também apresentam flores, a presença de frutos e flores são necessários para seu desenvolvimento, por sua vez as flores possuem cores vivas, néctar e cheiro que atraem insetos e pássaros que ajudam no processo da polonização. 

                                  


OBS: AVASCULARES: São plantas que não possuem vasos condutores, ou seja, quando uma planta não possui vasos condutores elas  recebem água do solo porem conduzem  de maneira muito lenta até as partes altas dificultando a reprodução ou crescimento da planta.
         VASCULARES: São plantas que possuem vasos condutores e pode ajudar no desenvolvimento e no transporte de água dentro da planta.





 

terça-feira, 19 de maio de 2015

FUNGOS E SUAS DEINIÇÕES

 

O QUE SÃO FUNGOS?

 
Os fungos não formam um tecido, possuem nenhum pigmento fotossintético, os mesmo apresentam nenhuma celulose na parede celular (com exceção de alguns fungos aquáticos inferiores)
não armazenando amido como substancia de reserva. Na sua parede celular, há a presença de uma substância quitinosa. Sua estrutura somática é representada por hifas, sendo um conjunto que constitui o denominado micélio. Pode apresentar o fenômeno denominado dicariofase (fase dicariótica prolongada, em que a fruitificação é composta de hifas binucleadas com presença simultânea de dois núcleos haplóides sexualmente opostos. São heterotróficos, eucariotos.


PARA QUE SERVEM OS FUNGOS?

Os fungos são agentes responsáveis em grande parte pela decomposição das substâncias orgânicas e como tal, nos afetam de modo direto, pela destruição dos alimentos, tecidos, couro e outros artigos de consumo manufaturados com materiais sujeitos a seus ataques.
Causam a maior parte das enfermidades das plantas e também muita enfermidade dos animais e dos homens constituem a base de uma quantidade de processos industriais de fermentação, tais como a elaboração do pão, vinho, cerveja, a fermentação da semente de cacau e a preparação de certos queijos; são empregados na produção de muitos ácidos orgânicos e de algumas preparações vitamínicas, e são responsáveis pela manufatura de certas drogas antibióticas entre as quais destaca a penicilina.
 
 

 QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS DOENÇAS?

- Tinea do corpo: micose superficial da pele, caracterizada por machas arredondadas com presença de coceira.
 
- Tinea da cabeça: micose superficial que se desenvolve no couro cabeludo, formando falhas no cabelo. Contagiosa, é muito comum em crianças.
 
- Tinea da virilha: micose superficial que causa bastante coceira. Atinge pernas e virilhas.
 
- Pitiríase versicolor: micose superficial que atinge principalmente áreas com grande oleosidade. Formam manchas brancas com presença de descamação.
 
- Candidíase: doença causada por fungos que pode afetar tanto a pele quanto as membranas mucosas. Dependendo da região afetada ela poderá ser classificada como candidíase oral, intertrigo, vaginal, onicomicose ou paroníquia.
 
- Histoplasmose: infecção fúngica.